QUEM SOMOS

A Comissão Própria de Avaliação – CPA é um órgão de assessoramento da Reitoria e/ou dos Diretores das Faculdades – FATEPS, FIC, FPA e Victor Hugo.

Seus membros são nomeados pelo Reitor do Centro Universitário do Sul de Minas ou pelos Diretores das Faculdades.

Vale destacar que cada CPA possui autonomia na condução dos processos avaliativos, sempre respeitando as peculiaridades institucionais.

Suas atribuições encontram amparo no artigo 11 da Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004, na condução dos processos de avaliação internos das Instituições, a sistematização e a prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP.

São competências das CPAs, observada a legislação pertinente:

1. conduzir o processo de avaliação interna do UNIS MG ou das Faculdades: FATEPS, FIC, FPA e Victor Hugo;
2. sistematizar e prestar informações referentes aos processos avaliativos internos;
3. estruturar comissões de avaliação;
4. elaborar e analisar relatórios e pareceres e encaminhar às instituições competentes;
5. desenvolver estudos e análises visando ao fornecimento de subsídios para a fixação, aperfeiçoamento e modificação da política de avaliação institucional;
6. propor projetos, programas e ações que proporcionem melhorias no processo avaliativo institucional.

As avaliações coordenadas pelas CPAs do Grupo Educacional UNIS se organizam com base nos princípios fundamentais do SINAES, ou seja:

1. Responsabilidade social com a qualidade da educação superior.
2. Reconhecimento da diversidade do sistema.
3. Respeito à identidade, à missão e à história das instituições.
4. Globalidade, isto é, compreensão de que a instituição deve ser avaliada a partir de um conjunto significativo de indicadores de qualidade, vistos em sua relação orgânica e não de forma isolada.
5. Continuidade do processo avaliativo.

Objetivos das CPAs do Grupo Educacional UNIS:

I – Conhecer e compreender as dimensões pedagógicas, administrativas e estratégicas do Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS-MG e das Faculdades: FATEPS, FIC, FPA, IPEL e Victor Hugo.
II – Propor melhorias a partir de situações identificadas.
III – Intensificar a identificação da comunidade acadêmica e da comunidade com a Instituição de Ensino.
IV – Promover a cooperação entre os diversos segmentos da comunidade acadêmica.
V – Contribuir para o planejamento, execução e controle das ações do Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS MG.

Para alcance dos objetivos estabelecidos e visando contribuir com os avanços institucionais, cada CPA tem um membro nato na composição do Conselho Universitário – CONSUN ou nos Conselhos Superiores das Faculdades – CONSUP.

De acordo com o Art. 3º da Lei Nº 10.861 que institui o SINAES, as CPA’s avaliam as dez dimensões presentes no cinco eixos da referida lei, que são:

 Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional
o Dimensão 8: Planejamento e Avaliação